Microsoft Corrige Falha de Segurança no Notepad
Um Problema Grave em Markdown
Microsoft anunciou a correção de uma vulnerabilidade de segurança séria que afeta arquivos Markdown no Notepad. De acordo com as notas de patch da empresa, um ator mal-intencionado poderia realizar um ataque de execução de código remoto fazendo com que os usuários “clicassem em um link malicioso dentro de um arquivo Markdown aberto no Notepad”, como relatado anteriormente pelo The Register.
- A falha poderia ser utilizada para carregar e executar arquivos maliciosos remotamente em um computador vítima.
- Ao clicar no link, os atacantes poderiam “lançar protocolos não verificados”, permitindo que eles carregassem e executassem arquivos maliciosos remotamente em um computador vítima, de acordo com as notas de patch.
Não Há Evidências de Exploitação
Microsoft afirma que não há evidências de que os atacantes explorem a vulnerabilidade do Notepad (CVE-2026-20841) no mundo real, mas a empresa emitiu uma correção para a falha em sua nota de patch da terça-feira.
O Suporte a Markdown no Notepad
Microsoft adicionou suporte a Markdown, uma linguagem de formatação de texto em branco, ao Notepad no Windows 11 em maio passado. A medida contribuiu para críticas de que a Microsoft está preenchendo seu sistema operacional com bloatware, incluindo a inclusão de novas características e capacidades de inteligência artificial em aplicativos como o Notepad e o Paint.
Outros Problemas de Segurança
O Notepad não é o único editor de texto que enfrentou problemas de segurança recentemente. O aplicativo Notepad++ de terceiros divulgou que alguns usuários podem ter baixado uma atualização maliciosa ligada a atacantes patrocinados pelo Estado chinês.
Fonte Original: The Verge. Curadoria e Insights: Redação YTI&W.