Menu Fechar

SSD: Velocidade vs Capacidade

SSD: Velocidade vs Capacidade - SSD NVMe

Escolhendo o SSD Certo

Comprar um SSD hoje em dia geralmente se resume a duas escolhas: velocidade e capacidade. Você pode se sentir tentado a ir ao extremo e obter o SSD mais rápido que possa razoavelmente pagar, mas estou aqui para dizer que provavelmente não vale a pena.

A diferença ao passar de um SSD para outro pode parecer decepcionante, mas ainda assim custará um preço alto. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre velocidades de SSD para ajudá-lo a alocar seu orçamento de acordo.

Invista no Tipo Certo de SSD, Não na Velocidade

Os SSDs SATA precisam ser substituídos. Antes de se preocupar com velocidades, pense no tipo de SSD que você estará comprando.

Um disco rígido (HDD) armazena dados em placas magnéticas giratórias e usa um braço mecânico para ler e gravar informações. Se você ainda estiver usando um HDD para executar programas em vez de apenas para armazenamento, qualquer SSD será uma melhoria massiva.

Os SSDs SATA mantêm a mesma interface básica, mas substituem o disco giratório por memória flash. Eles atingem um limite de cerca de 550MB/s porque ainda usam a interface SATA envelhecida e o protocolo AHCI projetado para discos rígidos, não para armazenamento flash.

Os SSDs NVMe são os principais agora. Um SSD NVMe usa a interface PCIe em vez de SATA, o que é significativamente mais rápido. Mesmo os drives mais antigos baseados em PCIe 3.0 oferecem velocidades de leitura sequencial de até 3.500MB/s, enquanto os SSDs PCIe 5.0 mais recentes podem atingir até 14.900MB/s.

Embora haja um grande abismo entre 3.500MB/s e 14.900MB/s, a diferença ainda é quase imperceptível quando você atualiza de um HDD para um SSD.

Desde que você obtenha o tipo correto de SSD, estará bem. Eu miraria em SSDs NVMe neste ponto, a menos que você precise de armazenamento secundário e encontre um ótimo negócio em um SSD SATA. Os HDDs precisam ser aposentados (a menos que você precise de armazenamento em massa).

Os SSDs Mais Rápidos Podem Custar uma Pequena Fortuna

E quase nunca vale a pena. Vamos dar uma olhada rápida na Amazon e comparar alguns preços. Eles podem parecer diferentes quando você ler isso, então mantenha isso em mente.

Primeiro, apenas por diversão, um SSD SATA de 1TB. Estou encontrando modelos na faixa de $60 a $85, e todos estão em torno de 550MB/s. Obrigado, vou passar.

Em seguida, um SSD NVMe M.2 PCIe Gen 3 de 1TB custa cerca de $75, mas a velocidade é significativamente mais alta, variando de 3.200MB/s a 3.600MB/s.

Você geralmente gastará cerca do mesmo valor em um drive PCIe 4.0, embora as opções mais rápidas tendam a se aproximar de $100. Se sua placa-mãe puder suportá-lo, você está muito melhor comprando um SSD NVMe PCIe 4.0, pois você está obtendo cerca de duas vezes a velocidade sequencial de pico do PCIe 3.0 por um preço semelhante.

As coisas ficam mais complicadas uma vez que chegamos à geração mais rápida atualmente disponível: PCIe Gen 5.0. Há uma ampla gama de velocidades e preços para escolher. Na extremidade inferior, você encontrará drives como o Crucial P510, que pode atingir até 11.000MB/s e custa $90 no momento da escrita. O Crucial P310 mais antigo (PCIe Gen 4.0) atinge um máximo de 7.100 MB/s e é vendido por $80.

Mas na extremidade superior desse espectro, você encontrará drives como o Samsung 9100 Pro, com velocidades de leitura de até 14.700MB/s. O WD_Black SN8100 oferece até 14.900MB/s, assim como o Crucial T710. Todos os três custam cerca de $200 quando não estão em promoção.

O pior é que você provavelmente não notará muita diferença se atualizar do Crucial P310 de $80 para o Samsung 9100 Pro, mas sua carteira estará muito mais leve.




Você Pode Não Notar Muita Diferença se Comprar um SSD Caro

Quando “rápido” se torna “muito rápido”. O salto de um HDD para qualquer SSD é incrível. O salto de um SSD SATA para um drive NVMe é menos incrível, mas ainda significativo.

Mas de um SSD NVMe para o próximo, você não verá muita diferença. Embora haja uma grande diferença em velocidades de leitura sequencial se você passar de 3.500MB/s para 14.900MB/s, a diferença no mundo real é mais difícil de detectar. As velocidades de SSD são atingidas por retornos decrescentes e são atingidas com força.

A coisa é que, se suas telas de carregamento já estiverem reduzidas a meros segundos — o que elas são se você estiver usando um SSD NVMe —, você não terá mais aquele efeito “wow” quando atualizar. Não será a mesma coisa que reduzir o tempo de inicialização do Windows de três minutos para 20 segundos. Será mais como reduzir as telas de carregamento em alguns jogos de oito segundos para cinco.

Muitos benchmarks, incluindo os nossos, revelam que um SSD mais rápido tem muito pouco impacto nos jogos. Os drives NVMe modernos são muito rápidos para que realmente notemos, e cortar alguns segundos aqui e ali não vale a pena o extra de $25 a $125.

Há Melhores Maneiras de Gastar Esse Dinheiro

Muitas maneiras, na verdade. Pode parecer tentador gastar mais dinheiro e obter aquele SSD super-rápido, mas confie em mim, não vale a pena; não quando há coisas melhores para comprar.

A primeira e mais óbvia sugestão é obter mais capacidade em vez de velocidades mais altas. Você não deve usar um grande SSD para tudo, então você pode simplesmente pegar dois SSDs PCIe 4.0 de 1TB e ainda economizar dinheiro em comparação com a compra de um drive de 1TB de 14.900MB/s. Um SSD portátil também é uma opção se você quiser armazenamento rápido e confiável para backups.

Se você não quiser outro SSD, você pode sempre obter mais RAM, embora isso esteja atualmente terrivelmente sobrepreço devido a escassezes em andamento. Tenha em mente que as velocidades de RAM sofrem de retornos decrescentes semelhantes, então você está melhor comprando o kit de RAM médio em vez do melhor.

Uma fonte de alimentação melhor é outra atualização inteligente e relativamente barata. Obtenha um pouco de folga de energia ou uma fonte de alimentação mais eficiente. Ir de uma classificação de eficiência Bronze para Ouro significa melhores termais e desempenho mais silencioso.

Quem Realmente Precisa de um SSD Mais Rápido?

Algumas pessoas precisam, mas você precisa? Se você é um jogador ou um usuário casual, pode economizar dinheiro e pular os modelos de SSD mais rápidos.

Pessoas que se envolvem em produção de vídeo de alta qualidade podem se beneficiar do uso de armazenamento mais rápido. O mesmo é verdadeiro se você executar cargas de trabalho de IA locais pesadas ou se você trabalhar com arquivos grandes e os mover todos os dias. As transferências de dados são legitimamente mais rápidas nesses SSDs de ponta, mas os jogos geralmente não são.

Não deixe o medo de perder a chance de obter o melhor. É bom ter o melhor PC do mundo, mas é um alvo em constante movimento; o que é classificado como “o melhor” hoje estará desatualizado dentro de um ou dois meses. Você pode seguramente pular esses SSDs ultra-rápidos, e na maioria dos casos, a única diferença virá abaixo de segundos. Você nem mesmo notará.


Inspiração: howtogeek.com. Curadoria e Insights: Redação YTI&W.



Redação YTI&W-News

Redação TI | Yassutaro TI & Web

Cobertura das últimas novidades, utilitários e lançamentos de soluções de TI para usuários avançados e profissionais liberais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicado emTecnologia
×

Newsletter


Seja notificado em primeira mão de todos os nossos artigos!

Fale Conosco